Arte urbana e ativismo:

transformando espaços públicos através da arte

Baixo Ribeiro, Curador



CONTEÚDO DO CURSO

10 vídeos 01h 46m Acesso ilimitado por 12 meses 5

Se você curte arte urbana e tem interesse em entender como espaços públicos podem ser transformados através da arte, este é o seu curso.

Baixo Ribeiro, fundador da Editora e Galeria Choque Cultural e curador, traça um panorama da arte urbana e do envolvimento de cada vez mais pessoas na transformação do espaço público num lugar melhor.
O curso é dividido em 10 aulas online com análises de casos e projetos artísticos que lidam com o desenvolvimento do espaço urbano.

- No mundo todo, as cidades estão em permanente transformação e a arte pode intervir nesse processo, inspirando as pessoas a pensar em novas soluções para os problemas coletivos, discutindo questões com abordagens surpreendentes e nos ajudando a enxergar melhor nossos futuros possíveis;
- Os curadores Baixo Ribeiro e Mariana Martins apresentam suas visões sobre processos de construção social que podem associar-se a projetos artísticos;
- Casos históricos e atuais são colocados em foco e relacionados com situações locais onde a arte pode atuar com relevância na transformação urbana;

Este curso foi desenvolvido em parceria Saibalá e a Escola Cultura e Mercado



Baixo Ribeiro Curador

Baixo Ribeiro estudou arquitetura e urbanismo na FAUUSP (1982-86). Em 2003 fundou a Editora e Galeria Choque Cultural e tem promovido com sucesso cena da Arte Urbana no Brasil e no mundo.
Trabalha regularmente, como curador de programas de residências, vivências, seminários, intervenções urbanas e exposições no Brasil e fora, em associações com instituições, como MASP, MINC, USP, APEX, CCBB, CCBNB, SESC entre outras.
Em 2012 recebeu o Prêmio APCA (prêmio ‘revelação’ Stephan Doitschinoff, na Exposição “De Dentro Para Fora”, no MASP, São Paulo). Em 2013, o Instituto Choque Cultural foi indicado para o Prêmio Governador do Estado, como Melhor Instituição Cultural. Em 2015, o Instituto Choque Cultural recebeu o Prêmio Melhor Tecnologia Social para o Ambiente Urbano da Fundação Banco do Brasil.