Design thinking:

uma abordagem para criar soluções relevantes

Luis Alt, Designer



HERLANE SEGUIR
OUTROS PROJETOS DE HERLANE SOSP Proteção e confiança ao seu alcance.
OUTROS PROJETOS DESTE CURSO Validação ao Suporte

O PROJETO

SOSP Proteção e confiança ao seu alcance.

31 de Dezembro de 2018 0 0
Atualmente percebemos um dado que cresce de forma vertiginosa e que não temos orgulho algum de citá-lo, esse dado se refere à violência doméstica contra as mulheres. Segundo o G1.Com são 4.473 homicídios dolosos em 2017, um aumento de 6,5% em relação a 2016. Isso significa que uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil. Isso sem contar o fato de alguns estados ainda não terem fechado os dados do ano passado, o que pode aumentar ainda mais esta estatística. Pensando nesses números nada orgulhosos é que apresento um projeto voltado para oferecer uma opção a mais na segurança dessas vítimas.
Segundo Samira Bueno e Juliana Martins, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil ocuparia a 7ª posição entre as nações mais violentas para as mulheres de um total de 83 países. Além de dados alarmantes como este, precisamos conviver com a impotência dessas vítimas em se defender dos seus agressores.
O SOSP é um equipamento que visa sinalizar para as futuras vítimas a proximidade do seu agressor e, além disso, elas terem algum tipo de sinalização não só visual, mas também sonoro. Os dois equipamento (um deles com a vítima, o outro com o agressor) devem estar alinhados através de comunicação criptografadas e, a partir do reconhecimento um do outro, este aparelho deve emitir a sinalização indicando a aproximação das partes envolvidas. Dessa forma, tanto o agressor como a vítima saberiam da aproximação de ambos. Poderemos evitar agressões surpresas e, até mesmo, conseqüências fatais. Quanto ao agressor, ele poderia se livrar de maiores dores de cabeça ao se aproximar de locais que possam trazer maiores problemas judiciais. Quanto mais próximos estiverem vítima e agressor mais intensa seria a sinalização, indicando a necessidade de tomada de decisão de forma urgente e assertiva.


O que você achou deste projeto?

Deixe aqui a sua mensagem