Fotografia de espetáculo:

técnicas para capturar emoção

João Caldas, Fotógrafo



FLAVIO SEGUIR
OUTROS PROJETOS DE FLAVIO Trem das onze
OUTROS PROJETOS DESTE CURSO Mesmo que uns não queiram, o Movimento não para.

O PROJETO

Trem das onze

23 de Novembro de 2015 6 2
Tinha acabado de assistir o curso do João Caldas e meu amigo estava com esta peça em cartaz (ainda está, e recomendo muito!) e resolvi registrá-la, tanto para que ele tenha um registro, que é o meu olhar sobre o espetáculo, quando para que eu pudesse colocar em prática as dicas que vi por aqui neste lindo curso do João.
O espetáculo foi realizado no Espaço Crisantempo na Vila Madalena, um baita espaço multi cultural cheio de coisa boa acontecendo.
Foi a segunda vez que fui assisti-lo lá. Desta vez levei a câmera para registrar não somente na memória, como para entregar de presente ao amigo artista.
Bom, sobre fotografar o espetáculo em si: não foi fácil (mas quem disse que seria, não é?), especialmente porque tinha alguma restrição de movimentação, ja que o palco não era elevado, o que tornou praticamente impossível a aproximação, já que com certeza incomodaria às pessoas que sentavam-se nas primeiras fileiras. Assim, fiquei ao fundo, de onde tinha uma visão um pouco melhor.
Usei uma unica lente, minha canon 18-200mm, da branca, que não considero uma ótima lente, mas a escolhi por desta forma ter mais agilidade para captar tanto detalhes de expressões quanto panoramas do cenário todo. Me arrependi um pouco de não ter levado a 70-200mm, que na minha opinião tem o foco melhor.
Acho que fora a restrição de movimentação foi tudo mais ou menos tranquilo, ja que as luzes não eram tão sofisticadas, permanecendo praticamente durante o espetáculo a mesma luz amarela, com foco nos atores e objetos cenograficos.

Bom João, este é meu primeiro registro (de muitos, espero). Sei que o texto ficou um pouco extenso, mas quis compartilhar as dificuldades e situações que enfrentei.

Espero que gostem!


O que você achou deste projeto?

Deixe aqui a sua mensagem



João CaldasFotógrafo

Olá Flávio, tudo bem ? Obrigado por ter feito o curso e ter compartilhado teu projeto. Gostei do teu trabalho e acho que vc deve praticar sempre que possível ! Você fez tudo certo ! Se posicionou num lugar estratégico, teve cuidado para não interferir na cena e não incomodar o público, na próxima vez leve a 70-200, ela é essencial para fotos de cena. Tente sempre ir mais de uma vez fotografar espetáculos, é muito difícil ter um registro completo na primeira vez, mesmo já conhecendo o espetáculo. Nas fotos postadas há excelentes momentos mas em algumas imagens senti falta de mais cuidado na edição, sempre podemos melhorar a luz e fazer alguns cortes na imagem para valorizar a cena. Em salas como a Crisantempo quando ficamos no fundo sempre aparecem as cabeças das pessoas sentadas na frente, nessa situação vc poderia ter ido uma vez para fotografar do fundo com a 70-200 priorizando os clics mais fechados e em outro dia sentaria na primeira fila com a 18-200 para registrar o cenário, as cenas mais abertas e alguns detalhes da interpretação. Fiquei com vontade de ver mais fotos ! Abraços e boas fotos ! João Caldas

02 de Março de 2016
Bel Serafim

LINDO :)

23 de Novembro de 2015